O que é a retenção de clientes: dicas práticas

O que é a retenção de clientes: dicas práticas

Um sistema de CRM serve como um recurso valioso para entender e transformar a maneira como sua empresa se relaciona com os clientes. Essas práticas não apenas aumentam a probabilidade de repetição de compras, mas também podem transformar clientes satisfeitos em promotores da marca, gerando valiosas referências boca a boca. Este conceito é crucial para o crescimento sustentável do negócio, pois é geralmente mais custoso adquirir novos clientes do que manter os atuais. Abordaremos seis estratégias chave que podem ser aplicadas para maximizar a eficácia do CRM na manutenção de um relacionamento duradouro e benéfico com os clientes.

Não adianta ter um ponto de venda impecável e bonito se seu atendimento é ruim ou se seu website não funciona direito. Seu cliente quer se sentir bem na plenitude do relacionamento, não em apenas alguns dos pontos de contato. Pois bem, esse é um típico exemplo do que é a retenção de clientes em uma versão bastante agressiva, muito comum hoje em dia.

Conversão dos clientes certos

Aqui vamos tratar dos critérios para escolha de provedores e fluxo de seleção. Como você vai ver na próxima seção, a automatização é um dos maiores benefícios que uma plataforma CRM pode trazer. Isso significa investigar os aspectos humanos do CRM e como eles funcionam da perspectiva de gerentes e vendedores. O tópico CRM e o desafio de escolher o melhor sistema para a sua empresa pode ser intimidador. Todos os anos, a Salesforce lança ferramentas inovadoras de sucesso que não podem passar despercebidas no setor.

O relacionamento é impossível sem o atendimento, ainda mais quando ele está se transformando na experiência do cliente. Sua empresa precisa estar preparada para resolver problemas rapidamente e oferecer uma forma de autoatendimento fácil, intuitiva, disponível 24 horas por dia em todos os dispositivos. Estamos acostumados a associar CRM às vendas, mas o marketing também é essencial no relacionamento com o cliente. Ao integrar processos de marketing e vendas, você pode acompanhar a jornada do cliente por todo o funil.

O Papel do CRM na Retenção de Clientes

Por que escolher a Salesforce para meu CRM de empresa pequena?

Além disso, as regras de cadastramento têm de ser simples (de fácil compreensão), a participação deve ser intuitiva e prática e o resgate dos prêmios (ou vantagens) o menos burocrático possível. Sim, o Gluo CRM pode ajudar na retenção de clientes ao oferecer uma visão 360 graus dos mesmos, facilitando a personalização do atendimento e a proatividade nas interações, o que fortalece a lealdade do cliente. O CRM ajuda a fidelizar clientes ao permitir um atendimento mais personalizado e eficiente, baseado em dados detalhados sobre suas preferências e histórico de interações. Ao usar o CRM para gerenciar chamados, as empresas podem analisar padrões e tendências nas consultas dos clientes, o que ajuda a identificar áreas de melhoria nos produtos ou serviços. Essas ferramentas proporcionam uma compreensão mais aprofundada do comportamento e das preferências do cliente, permitindo que as empresas criem estratégias mais eficazes para manter sua base de clientes. É claro que manter um cliente fiel e incentivá-lo a comprar novos produtos é um desafio e tanto para as empresas.

Retenção de clientes: o papel fundamental do CRM

Temos que “sair da caixa” e entender que a diferença entre produtos e serviços quase não existe mais. As características de seu produto ou serviço precisam ser complementadas por outras necessidades dos clientes, como conveniência, segurança Gestão de Vendas na transação, economia e bom atendimento. O conceito de funil de vendas é fundamental na aquisição e retenção de clientes, baixe nosso e-book O Funil de Vendas na Prática e saiba ainda mais sobre essa ferramenta de vendas.

E é justamente isso que o CRM pode fazer pelo seu negócio, ao agregar valor elevado à retenção dos clientes. Dessa forma, fica prático absorver o impacto do contato inicial, projetar o engajamento e alimentar o pós-venda, que é precisamente onde a retenção se intensifica. O Agendor é uma plataforma de CRM que funciona como um assistente pessoal para equipes de vendas. Se existe um gargalo que afeta a experiência dos clientes com a empresa, sua prioridade deve ser resolvê-lo.

É por isso que a Salesforce pensa nos detalhes de cada indústria para ajudá-las a crescer, se desenvolver e melhorar o relacionamento com o cliente. Nossos produtos são construídos com base nas necessidades de cada segmento, ajudando todas as empresas a se conectarem com seus consumidores de uma maneira totalmente nova. Estamos na era do cliente, da transformação digital, das novas tecnologias.

O CRM desempenha um papel fundamental na retenção de clientes, ajudando as empresas a identificar clientes em risco de abandono e a tomar medidas para reverter essa situação. Além disso, o CRM permite que as empresas identifiquem seus clientes mais valiosos e desenvolvam estratégias específicas para mantê-los engajados. Com tudo isso, você pode prever a próxima interação ideal de vendas, marketing ou atendimento para cada cliente. A área de vendas poderá prever oportunidades e priorizar os melhores leads. O marketing poderá criar jornadas preditivas para todos os clientes, personalizando experiências como nunca antes. O propósito do CRM é ajudá-lo na gestão de relacionamento com clientes.