A bomba de combustível pode apresentar falhas próprias, tanto de origem elétrica quanto mecânica, ocasionada por desgaste excessivo ou prematuro. Desta forma, os cantos vivos dos eletrodos sofrem desgaste e ficam “arredondados”, o que ocasiona um aumento da folga entre eles. Então, começa a haver um aumento da tensão para a geração da centelha. Isso afeta a capacidade da bobina e o veículo passa a ter dificuldades na hora da partida. Nesta cadeia, então, a vela é fundamental para o perfeito funcionamento do propulsor, seja ele com injeção eletrônica ou com o velho carburador.
Se o carro tiver carburador, uma análise completa deverá ser feita para descobrir o problema, que muitas vezes está no próprio carburador. Vários fatores contribuem para o aumento do consumo de etanol ou gasolina do veículo, entre eles as velas de ignição. Caso as peças estejam desgastadas, a mistura ar/combustível não será queimada de forma adequada. Um aumento significativo no consumo de combustível pode ser um sinal de algum problema no sistema de injeção ou no motor do carro.
Câmbio com engates duros e que arranham a cada mudança de marcha necessita da inspeção de um mecânico. Isso pode significar desgaste excessivo em diferentes componentes da embreagem, como cabo, platô e estrias do disco, o que pode resultar em um defeito mais sério. Se o carro começar a consumir mais combustível do que o habitual, isso pode indicar que a injeção eletrônica Pallet de Contenção não está otimizando corretamente a mistura ar/combustível, resultando em uma eficiência menor. Os métodos mais eficazes para diagnosticar problemas na bobina de ignição abrangem desde avaliações visuais a testes mais complexos, que exigem o uso de equipamentos específicos. A função da bobina de ignição é converter a tensão elétrica proveniente da bateria em alta tensão.
E veículos com start/stop que não desligam certamente estão avisando que a bateria já era. Se o problema persistir quando você freia o carro, aí a razão pode estar no sistema de frenagem. Carro que puxa para um dos lados sem motivo aparente é um dos sinais que é preciso verificar seu alinhamento. Se os pneus estão corretamente calibrados e não há danos aparentes nas rodas, talvez seja hora de verificar a geometria da direção, com a execução de serviços de alinhamento e balanceamento. Outro motivo para a dificuldade ao engatar as marchas pode estar no fluido da caixa.
Prosseguindo com a coluna Dicas de Manutenção, vou falar sobre um Volkswagen Gol Power 1.0 16V 2002 com sistema de injeção Magnetti Marelli 4 LBV que morre ao permanecer em marcha lenta. Pensei que poderia ser ser combustível mas abasteci em 3 postos diferentes e com o tempo o carro voltava a fatiar( falhar) novamente. Geralmente a falha começa depois de um tempo andando com o carro. A faísca pode não está legal por causa da vela, do cabo e da bobina.
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Dependendo do desleixo, os problemas começam a aparecer em tal quantidade que a falta de prevenção mais tarde faz com que o proprietário do automóvel se torne “sócio” da oficina. A coisa toda começa pelo TPS, que envia dados para o módulo da injeção e este, por sua vez, comanda a ação do atuador de marcha lenta. Mas de volta à sujeira do combustível, esta geralmente também passa pela bomba de combustível quando em quantidade menor ou partículas muito pequenas, que acabam se depositando no filtro de combustível. Foram substituídas, mas o defeito continuou pois as velas eram a consequência do defeito, e não a causa.
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Até porque o leque de fatores que podem estar causando esse problema é vasto. O uso de combustível de baixa qualidade ou adulterado pode acarretar em uma combustão incompleta, exigindo mais do sistema de ignição e, por conseguinte, reduzindo a vida útil da bobina de ignição. Essas falhas podem ser causadas por diversos fatores, incluindo o desgaste natural, mas quando identificadas, costumam sugerir a imediata substituição da peça para restaurar a confiabilidade do sistema elétrico do veículo. Inspeções visuais podem revelar trincas ou danos nas estruturas da bobina de ignição, como um alerta claro de falhas elétricas. Os especialistas recomendam que a substituição da bobina de ignição seja considerada ao atingir a marca de 200 mil quilômetros percorridos, ou antes, no caso de sinais de mau funcionamento. Também falhas estruturais no motor, especialmente geradas por pistões e bielas com funcionamento irregular, podem alterar os resultados obtidos pelo sensor de rotação e assim passar falsas informações ao sistema.
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Em geral, o alarme do carro é ativado por um interruptor na chave, bem como por meio de controle remoto que pode ser levado no chaveiro. Porém, se ocorrerem duas ou três buzinadas, por exemplo, algo pode estar errado. Vazamentos de óleo podem indicar defeitos no motor, enquanto vazamentos de água podem levar ao superaquecimento do motor. Após levar o carro ao mecânico e achar qual o problema fez com que ela se acendesse, o normal é que ela apague sozinha com a falha solucionada, explica Franieck. Com o combustível adulterado, quem acusa a falha é novamente a sonda lambda, que detecta que a gasolina ou o etanol não foi queimado de forma adequada.
O problema sempre acontecia ao parar o veículo com o motor em funcionamento. A rotação diminuía e depois o carro morria, e isso acontecia de maneira intermitente. Eu tenho uma jetta e fiz exatamente tudo o que você fez e o problema estava na bomba com menos bar que o necessário. Depois de um tempo o carro ficava fraco e as vezes falhando, depois que troquei zerou o problema. O carro elétrico é mais “limpo” e Eficiente.Nem se compara a eficiência do elétrico (95%) com o motor a combustão (35%), que já deveria ter virado peça de museu há tempos. As velas geralmente são trocadas a cada 50 mil ou 60 km, mas devem ser checadas a cada 10 mil km.
Em resumo, quando o painel do carro acende, mas o veículo não liga, existem diversas possíveis causas. Embora em muitos casos a bateria fraca ou descarregada seja a causa provável, problemas no motor de arranque ou no alternador também podem ser responsáveis. Uma marcha lenta irregular ou instável pode ser um indicativo de problemas nas velas de ignição. Velas desgastadas podem levar a uma queima irregular do combustível, afetando a estabilidade do motor em marcha lenta. Mais uma vez as velas, cabos de velas e bobinas de ignição devem estar comprometidas e causar esses engasgos durante as acelerações e retomadas.