Autismo de nível 1: como Diana descobriu que faz parte do espectro

Autismo de nível 1: como Diana descobriu que faz parte do espectro

Portanto, a avaliação e o diagnóstico precisos são fundamentais para garantir que as crianças recebam o apoio e os recursos necessários para prosperarem em seu desenvolvimento. É importante lembrarmos aqui que apesar do termo hiperatividade ser popularmente usado para se referir ao TDAH, é preciso entender que eles não são a mesma coisa. Muitas vezes, confundir o autismo com outros transtornos de desenvolvimento pode acontecer quando as pessoas cuidadoras começam a comparar os marcos de desenvolvimento de uma criança com a outra. Dessa forma, é bastante comum encontrar histórias de pessoas autistas que acharam que tinham TDAH quando foram em busca de ajuda profissional, mas acabaram entendendo que era autismo, ou até vice e versa.

Lista de sintomas de autismo em crianças ³

Por exemplo, comportamentos de “birra” geralmente surgem quando a criança tem entre 3 e 4 anos, pois ainda não sabe lidar muito bem com suas frustrações. Ela geralmente está com fome, cansada, estressada ou chateada e não tem maturidade ainda para lidar com estas questões. Mas a medida em que a criança cresce, estes sintomas tendem a diminuir e desaparecer com o tempo, o que não acontece nas crianças que apresentam o transtorno opositivo desafiador. Além disso, estudos já realizados apontam uma relação genética entre autismo e Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Conforme os resultados das pesquisas, os genes associados ao TDAH também aumentam os riscos para outros transtornos, como ansiedade, depressão ou autismo. Mas ainda é preciso serem realizados mais estudos para que essa relação seja melhor compreendida.

respostas para “Não é autismo? Quando o diagnóstico não fecha”

A criança pode ser agressiva e teimosa em excesso, sentindo prazer em desafiar as regras e orientações dos pais. É o dever dos pais orientá-la e impor limites para que ela consiga transitar pela vida com saúde emocional. O transtorno de conduta é frequentemente confundido com “birra” ou “manha” visto que a criança se comporta de um jeito “mau criado”. O Transtorno do Espectro Autista, TEA ou, como é conhecido popularmente, autismo é uma condição neurológica que causa deficits no padrão comportamental e na comunicação. Já a criança com transtorno de conduta tende a ter uma postura rebelde e opositora em relação aos estudos.

Como são feitas as intervenções para autismo e TDAH?

Isso não necessariamente significa que o transtorno é mais comum agora, e sim que o conhecimento sobre o espectro é maior. Já o psicólogo pode ajudar na suavização dos sintomas e na resolução de conflitos na família e na escola, além de orientar o paciente na construção de um modo de vida saudável. O transtorno de conduta basicamente amplifica comportamentos impróprios e muitas vezes leva a criança a agir de modo incoerente com a sua idade.

Já no autismo severo, o indivíduo precisa de auxílio para executar afazeres habituais do dia a dia, como trocar de roupa ou lavar a louça, e pode não falar ou levar muito tempo para desenvolver a fala. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os transtornos de conduta são condições distintas, mas podem ser confundidas por apresentarem alguns sintomas e características semelhantes. É comum que quem tenha autismo apresente comorbidades, ou seja, duas ou mais condições clínicas presentes na mesma pessoa e ao mesmo tempo. Sendo assim, têm condições de saúde que se associam a outras e por isso estão frequentemente juntas clinicamente.

O que pode ser confundido com o autismo?

O meu blog para pais tem diversas orientações sobre como começar a procurar a ajuda que seu filho precisa. Para os psicoterapeutas que estão iniciando seu trabalho com a psicologia infantil, eu posso oferecer orientações e dicas de forma individualizada através do PsicoPlano Infantil. As intervenções podem variar de acordo com as necessidades individuais de cada paciente, mas geralmente envolvem terapia comportamental, terapia ocupacional, e terapias voltadas à fala e a integração sensorial. Além disso, medicamentos podem ser prescritos em casos específicos, de acordo com os profissionais envolvidos.

Na maioria das vezes, há dificuldades para reconhecer as necessidades e desejos de outras pessoas. O diagnóstico geralmente ocorre quando a criança tem entre 6 e 12 anos ou logo após ingressar na escola. Estima-se que o TDAH atinja cerca de 3 a 5% das crianças em todo o mundo. Um dos grandes marcadores do distúrbio é que o comportamento da criança destoa muito do comportamento observado em outras crianças da mesma idade e nível de desenvolvimento.

Alguns sinais de autismo são semelhantes aos de outros transtornos ou condições médicas, o que pode levar a um diagnóstico errado. A maior dificuldade no autismo está presente na comunicação e no comportamento. Geralmente, os primeiros sinais e sintomas aparecem na primeira infância, ainda que muitas pessoas sejam diagnosticadas somente quando adultas. Isso acontece pois os sintomas de autismo podem ser confundidos com outras condições e transtornos, ainda que o oposto também aconteça. É comum, ainda, que o diagnóstico de autismo venha associado a umas ou mais condições, o que chamamos de comorbidades. Assim, uma pessoa diagnosticada com TEA pode, também, receber o diagnóstico de TDAH.

Alguns amigos da escola tinham alguns movimentos parecidos mas sumiram perto dos 5 anos. Minha preocupação como mãe é pela saúde dele e também com ele vir a sofrer de bullying devido a esses movimentos. Meu filho tem 3 anos,o desenvolvimento dele e normal fala,audição, enterrage com outras crianças.Porem ele fica balançando os bracinhos como se fosse voar,principalmente quando fica animado. Para bpc autista negado diagnosticar o autismo, o médico irá verificar o desenvolvimento e o comportamento da criança. Como não existe nenhum exame que comprove a condição, ele fará isso através de entrevistas com os pais e observação do comportamento da criança. Embora crianças com autismo tenham atrasos no desenvolvimento, pode ser que a causa desses atrasos sejam outras, como a síndrome do X Frágil, por exemplo.

A neuro foi bem indicada, mas meu filho ficou trancado em casa comigo durante toda a pandemia e achei que ela laudou muito rápido. Caso haja uma suspeita de autismo, o médico pode sugerir uma avaliação mais profunda, com a ajuda de uma equipe de especialistas, incluindo neurologista, psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo ou outros profissionais. Estes irão fazer testes e avaliações para ver se os sintomas da criança são de TEA ou de algum outro transtorno/condição.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico. Ele também pode ser chamado de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção) e seu diagnóstico é puramente clínico, dependendo de avaliação neuropsicológica. Por isso, neste texto falamos sobre alguns sinais presentes tanto no autismo quanto em outros transtornos que se assemelham ao TEA. Olámeu filho esta com 2 anos e 2 meses, so fala algumas coisas muito curtas de 2ou 3 letras, é muito agitado, sobe em cadeiras, mesa, sofá tudo o que consegue, caminhou com 11 meses. Mas o que tem nos alertado é uma mania que ele tem de correr pra lá e pra cá com o rosto muito proximo da parede, e passar olhando para os objetos com o rosto muito proximo. Estamos levando no fono, por enquanto foi descartado autismo, mas parece que tem algo errado, estamos muito preocupados.