Quando se acelera, freia ou direciona o veículo a resposta é dada pela banda de rodagem. Por isso é tão importante que ela esteja em boas condições de uso, para que “obedeça” os comandos do condutor. Como falamos, os desenhos dos pneus são marcações, na banda de rodagem, responsáveis pela segurança e estabilidade do veículo enquanto ele se movimenta. É graças ao desenho que a banda de rodagem tem aderência, mantém a frenagem e reduz os riscos da perda de controle em qualquer terreno percorrido. Os sulcos do pneu são canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem.
A maior parte das pessoas, quando roda de carro, caminhão ou ônibus, nem imagina o que esconde os pneus dos veículos. Poucos sabem o que significa banda de rodagem, costado e talões. Mas as informações a seguir vão ajudá-lo a conhecer melhor os pneus do seu automóvel. Além disso, também é a banda de rodagem que, em contato com o solo, responderá quando você frear ou direcionar o veículo em curvas. Por isso, é sempre importante que os pneus estejam boas condições de uso para que o veículo obedeça aos comandos do motorista, ou seja, a banda de rodagem do pneu não pode estar “careca”.
Carcaça: Dentro do pneu
Ele possui algumas camadas, cada uma com uma função específica. A parte interna do aro, que fica em contato direto com a roda, é o talão. Eles são revestidos de borracha e responsáveis por manter o pneu preso à roda. Os talões são conectados por fios de tecido de alta resistência, como Nylon, Poliéster ou Rayon, que ajudam a manter o pneu em forma e suportam a banda de rodagem e os flancos.
A construção radial resulta em uma menor resistência ao rolamento e, portanto, a um atrito interno menor. • Estanca o vazamento de ar comprimido, evitando a perda de pressão do pneu. • Tem a função de proporcionar estabilidade na zona de rodagem, proteger a carcaça de impactos e perfurações, além de restringir o diâmetro do pneu.
O costado tem a função de amortecer parcialmente os impactos sofridos pela banda de rodagem e proteger a carcaça lateralmente contra impactos e fricções. Os talões, por sua vez, ancoram o pneu ao aro e evitam seu deslizamento longitudinal. A banda de rodagem é o componente que fica em contato com o solo. Ela proporciona ao pneu tração, frenagem, dirigibilidade, capacidade de dispersão de água e quilometragem satisfatória. Há algumas situações que indicam quando o carro está precisando passar pelo alinhamento e balanceamento dos pneus. As mais comuns são as trepidações do volante durante a rodagem ou quando ele começa a puxar para a direita ou para a esquerda.
Consiste numa mistura de borracha, onde encontramos sulcos e marcas que revelam a profundidade dos pneus. Esse desenho serve para garantir uma boa aderência em qualquer situação (superfícies secas ou molhadas), uma boa resistência à abrasão e contribuir para a produção de pouco ruído. Trata-se de uma fina camada de borracha especial à prova de água que reveste a parte interna do pneu, permitindo o estanque do ar sob pressão. Os pneus Run-flat são projetados e fabricados para obter um melhor desempenho e garantir o máximo de segurança, também em caso de perda total da pressão da insuflação. Estes pneus permitem continuar a marcha com total segurança quando a pressão é zero, por uma distância de 80 km e a uma velocidade máxima de 80 km/h.
Gestão de Manutenção
Eles possuem baixo ruído, boa durabilidade e bom desempenho em diversas situações. Parte da carcaça, o talão do pneu compõe o rebordo do pneu que assenta firmemente na ranhura da roda. É assim que o pneu é mantido no lugar na roda graças à pressão do ar.
Faz a principal ligação entre a parede lateral e o piso do pneu. Feito em borracha natural, o ombro protege a carcaça dos danos externos e das condições atmosféricas. A parede externa do pneu – conectada a banda de rodagem pelo ombro do pneu – é feita de borracha natural. Ela protege a carcaça contra danos externos e condições externas. Trata-se da parte do pneu que está em contato direto com a superfície da estrada.
Os pneus de borracha que conduzimos hoje em dia são fabricados há mais de um século. A Continental tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento dos atuais pneus radiais com cintas de aço, melhorando o seu design e a sua função. Continue a ler para descobrir como, à medida que analisamos o pneus de todas as marcas pneu moderno.
O Inner Liner, também conhecido como estanque, corresponde ao forro interno do pneu e são camadas de borracha que protegem a carcaça da umidade. Elas também fazem parte da carcaça e são fundamentais para tornar o veículo mais estável e evitar que objetos perfurem o pneu. Quanto mais veloz for o veículo, mais essas partes do pneu serão necessárias.
O mesmo vale para ruas de paralelepípedo ou cidades que têm muitas lombadas. Mas você sabe qual é a pressão adequada para o jogo que tem no seu veículo? Ali, você perceberá que deve considerar o número de passageiros transportados e até mesmo a carga no porta-malas para definir quanto deve usar para a calibragem. Você pode nunca ter usado o pneu reserva do seu carro, mas já deve ter percebido como ele fica desgastado, mesmo sem nunca tocar o solo. A quantidade extra de borracha é devido ao alto desgaste dessa parte do pneu, visto que precisamos fazer curvas o tempo todo quando estamos dirigindo. Ainda, as laterais são feitas de borracha especial super resistente e flexível para garantir o conforto necessário para o motorista.
Laterais
Esse componente de borracha envolve a carcaça e oferece baixa resistência ao rolamento, ótimo manuseio, longa vida útil e boa quilometragem. O estanque, ou liner, é um revestimento de borracha impermeável para proteger a carcaça contra umidade nos pneus sem a câmara de ar (radiais). Também estanca o vazamento de ar comprimido, evitando a perda de pressão do pneu. São uma estrutura de fios de aço, revestidos em cobre e impermeabilizados com borracha. É muito importante que sejam de alta resistência, pois estão na parte que é mais suscetível a danos, onde estão os maiores esforços de aceleração e frenagem.
Parte do pneu que vai dos talões ao ombro, também chamada de área de flanco, a lateral do pneu é encarregada do amortecimento advindo das irregularidades da pista. Por isso, sua principal característica é a flexibilidade, que proporciona maior conforto na dirigibilidade, além de evitar o aquecimento de toda a estrutura do pneu. Também conhecida como área de flanco ou de costado, a lateral do pneu é responsável por amortecer irregularidades do solo. Por isso mesmo, ela possui uma borracha com propriedades específicas, que é mais resistente e flexível.