A aprendizagem dos bebês no trabalho com a capoeira abrangeu aspectos corporais, lúdicos, artísticos, estéticos e musicais. Também é importante seguir essas dicas na adaptação da jornada das crianças na creche ao longo do ano. Muitos fatores podem exigir novas adaptações, como a conquista de uma maior autonomia (quando os bebês já podem andar), a chegada de colegas novos ou mudança de alguma professora. Quando não havia tempo, a comunicação acontecia por meio de recadinhos escritos e entregues ao final do expediente. Os assuntos eram os mais variados, como empréstimo de brinquedos da instituição para as crianças mais carentes e solicitação para que trouxessem bonecas para a escola.
Por isso, é importante que a escola de ensino infantil crie contextos de contação de histórias e interação entre as crianças, para que sejam capazes de formar cidadãos capazes de manifestar o que pensam e sentem e escutar os que estão à sua volta. O desenvolvimento das habilidades de convivência social das crianças depende de um ambiente em que sejam estimuladas a interagir, ouvir e falar. Ou seja, é preciso haver um espaço para o compartilhamento de experiências por meio da cultura oral. Toda criança deve ter o direito de expressar suas necessidades, emoções, descobertas, opiniões e questionamentos, por meio das diferentes linguagens, pois estas habilidades são de extrema importância para um desenvolvimento saudável e integral. Eles têm a função de garantir as condições necessárias para que as crianças tenham um papel ativo em seus ambientes de aprendizagem, solucionando os desafios vivenciados e construindo significados sobre si próprias e sobre o mundo. A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.
Afinal, toda criança adora brincar, e tornar esse elemento uma parte chave do ensino faz o aprendizado da sua escola muito mais efetivo. Nas três versões da BNCC que foram redigidas e aprimoradas ao longo do processo de elaboração do documento, foram 12 milhões de contribuições na plataforma online colocada à disposição de toda a sociedade para consulta pública da primeira versão. Na segunda versão, foram mais de 9 mil contribuições de educadores, que participaram de 27 seminários estaduais. Entre as metas priorizadas na BNCC, destaca-se a orientação de que a alfabetização seja concretizada até o segundo ano do Ensino Fundamental. Apesar de sugerir uma espécie de aceleração do processo, é fundamental que o tempo de cada estudante seja respeitado e a qualidade do aprendizado deve ser a premissa de todas as atividades. Já vimos em outro post que a Base não é um currículo, mas sim um documento que define o conjunto de aprendizagens fundamentais, as quais os alunos da Educação Básica devem desenvolver.
Conheça a base navegando pelo documento
As crianças também aprendem a criar noção de rotina, que pode ser organizada e dividida por horários de refeição. Além disso, é nesse momento que os meninos e meninas da creche têm mais uma situação plano de aula educação infantil propícia para a interação e para o fortalecimento de vínculos. Defende que a criança começa a construir sua identidade e a descobrir o outro a partir do convívio com outras crianças e adultos.
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Os eixos estruturais, interagir e brincar, são importantes para que a criança consolide sua aprendizagem. É a partir da brincadeira e da interação que ela desenvolve, nesta etapa, as estruturas, habilidades e competências que serão importantes ao longo de toda a vida. Quando entram na instituição, os bebês têm entre seis meses e um ano e três meses de idade. Nesse contexto, é importante desenvolver a oralidade, a atenção, a interação com o professor e a turma e a curiosidade em explorar e conhecer o novo. O boião é uma piscina inflável que serve como instrumento para apresentar livros, brinquedos e algumas bolinhas coloridas, favorecendo a interação das crianças com os livros, que ficam à disposição durante a realização das contações de histórias. Com isso, tem-se um ambiente aconchegante, que transmite a sensação de segurança e oferece o direito de exploração.
Acolhimento: fator-chave da BNCC na Educação Infantil na volta às aulas
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) abrange toda a Educação Básica no Brasil, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, representando uma ambiciosa e importante reforma curricular nacional. O Educamundo trabalha sempre para oferecer aos alunos maior autonomia de aprendizagem, garantia e qualidade em certificação. Este campo tem a ver com a compreensão do espaço que as envolve e também busca incentivar sua curiosidade sobre o ambiente no geral — desde fenômenos da natureza até relações pessoais. A criança tem o direito de “Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões”. Em vez de sempre levar as atividades totalmente prontas, as aulas podem crescer se houver a participação dos alunos, com mais ideias.
Para tanto, utilizamos as “palavras mágicas” e atitudes afetivas, de modo a transformar em convivência harmoniosa e saudável ações agressivas e egocêntricas que tanto causavam desconforto à turma. O objetivo foi aproximar a turma das narrativas, fazendo com que os alunos conhecessem o repertório, e discutir os gêneros literários envolvidos no processo. Abordei ainda questões sobre a cultura regional e o ambiente de vivência dos alunos, e seus conhecimentos sobre a fauna e a flora locais. É fundamental garantir a elas tempo para explorarem mais autonomamente todos os materiais e descobrirem, por conta própria, recursos e possibilidades, antes de sua apresentação pelo professor, por um capoeirista ou por outro parceiro mais experiente.
Isso significa que, embora haja uma valorização das atividades do cotidiano enquanto eixos estruturantes da educação e da formação das crianças, não se pode utilizar apenas essas referências no dia a dia da escola, o que empobreceria o cotidiano. As crianças devem ser estimuladas a explorar livremente, porém, em contextos cuidadosamente planejados pelo professor. Essa intencionalidade se expressa, muitas vezes, na organização dos espaços, na escolha dos materiais que serão oferecidos para as crianças etc. A postura de observador atento permite que o professor organize seu planejamento de acordo com as reais necessidades das crianças. Assim, ao propor um ambiente rico para a exploração motora, onde as crianças possam engatinhar livremente em segurança, e com brinquedos onde possam se apoiar para levantar, por exemplo, o professor pode perceber como cada criança se movimenta. É interessante observar como o bebê senta, engatinha, deita, levanta e quais tipos de apoios ele usa, se fica na ponta do pé ou não ao se erguer.
A cada semana, três crianças das turmas da manhã e da tarde levavam para casa a sacola com livros. As escolas de ensino infantil devem oferecer aos estudantes a oportunidade de compreender o mundo em que vivem. Para isso, podem abordar conceitos sobre a região da escola, como localização, detalhes sobre períodos do dia e passagem do tempo.