YouTube no Brasil: veja o que mudou

YouTube no Brasil: veja o que mudou

Embora ainda seja cedo para dizer se o Shorts superará o TikTok em popularidade, o YouTube está claramente fazendo um esforço para competir. Com a adição de recursos como música e efeitos especiais, o Shorts pode ser uma alternativa atraente para os usuários que buscam uma plataforma de criação de vídeos curtos e divertidos. Para entender melhor a história do youtube e sua ascenção à maior plataforma de vídeos, temos que conhecer seu início.

Formato de vídeo

Dessa forma, os fundadores do YouTube anunciaram o negócio em um vídeo postado no site. No qual eles agradeciam aos usuários pelo apoio e prometiam que o YouTube continuaria sendo o mesmo. Aliás, o vídeo tem apenas 19 segundos de duração, e atualmente tem mais de 298 milhões de visualizações e 15 milhões de curtidas. A plataforma de vídeos mais popular do mundo é hoje uma fonte de entretenimento, informação, educação e comunicação para bilhões de pessoas.

Lucky Tok: app para ganhar dinheiro assistindo vídeo paga mesmo? Entenda

Atualmente, o layout possui diversas opções de interesse e temas, além da possibilidade de explorar os vídeos em alta e as inscrições do usuário. Muito mais clara e sem a chamativa home repleta de vídeos, a plataforma começou de forma minimalista e com o tempo foi se desenvolvendo para um layout mais chamativo e interativo. O primeiro vídeo da história a ser colocado no YouTube foi um vlog de um de seus criadores, Jawed Karim. Ele compartilhou um vídeo de 19 segundos de sua ida ao zoológico de San Diego. A ideia de criação do site foi para resolver a dificuldade em compartilhar arquivos de vídeo, já que estes eram muito grandes, o que dificultava seu envio por e-mail. O domínio do Youtube foi registrado em fevereiro de 2005, por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, três funcionários de uma empresa de tecnologia situada em São Francisco, nos Estados Unidos, o PayPal.

Android ganha proteção contra sideloading no Brasil para evitar golpes

Dessa forma, ele foi carregado em 23 de abril de 2005 e mostra o co-fundador Jawed Karim no Zoológico de San Diego, falando sobre os elefantes. O site também possibilitava customizar a página do canal de forma mais livre. Os criadores podiam alterar todo o esquema de cor, incluindo o plano de fundo, o que deixava cada canal com a “cara” do dono. Alguns anos depois, a plataforma resolveu uniformizar o layout, restringindo a personalização ao banner.

Apesar disso, a falha do CAPTCHA ainda está presente nalgumas áreas do site. Os vídeos também tendem a funcionar melhor, ou seja, sem alguns defeitos, com banda larga de alta velocidade. Atualmente, o YouTube possibilita vídeos em resolução 4K, 8K e também vídeos em 360° graus, no qual é possível visualizar os arredores da área em que a câmera está gravando. Embora a plataforma apresente a iniciativa de Gen como um projeto coletivo, o time de colaboradores que supostamente trabalham com o influenciador não está disponível. O texto também informa que a produção é financiada por meio de contribuições diretas da própria audiência via Patreon, e também por acordos com anunciantes.

Em que ano foi lançado o YouTube no Brasil?

E ainda há quem diga que eles queriam assistir a vídeos de notícias, como o do famoso incidente do guarda-roupa de Janet Jackson no Super Bowl de 2004, mas não acharam nenhum site que os disponibilizasse. A opção de pular cenas dos vídeos e assistir a partir de qualquer ponto só foi adicionada em 2007. Era possível utilizá-la mesmo que o conteúdo não tivesse sido carregado completamente.

Tal tecnologia mudou o comportamento do consumidor, abrindo caminho para o entretenimento doméstico via streaming, que se popularizou ainda mais com a ascensão da Netflix. Mais recentemente, no mês passado, o vídeo do “Baby Shark” se tornou o primeiro a ultrapassar a marca de 10 bilhões de visualizações. Ele superou o “Despacito”, de Luis Fonsi (7,7 bilhões de visualizações), “Johny Jonhny Yes Papa”, da LooLoo Kids (6,1 bilhões); e “Shape of You”, de Ed Sheeran (5,5 bilhões). O primeiro conteúdo publicado no YouTube foi o “Me at the Zoo”, estrelado por Karim. Nesse cenário, em 14 de fevereiro de 2005, era registrado o domínio do “YouTube.com”, com o objetivo de encorajar pessoas comuns a produzir e disponibilizar vídeos na internet, sob o slogan “Seu Repositório de Vídeo Digital”.

O YouTube há sido alvo de ações de censura em vários países por causa do conteúdo que hospeda. O site já foi bloqueado em vários países desde o seu lançamento, como Austrália[77] Indonésia, Irã, Paquistão, Síria, Sudão, Tailândia, Tunísia e Turquia. Para combatê-lo, o YouTube começou a bloquear comentários com URLs desde o final de 2006; se um usuário tentar postá-lo com uma URL, será descartado e não aparecererá.

A opção de tela inteira não existia na época, assim como a indicação de tempo na barra de reprodução. O campo de descrição trazia apenas texto, sem o nome do usuário ou canal, como acontece atualmente. Lançada em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, ex-funcionários do PayPal, a plataforma passou de um lugar para compartilhar vídeos com amigos próximos para uma das principais ferramentas de marketing nos dias de hoje. A seguir, relembre os primeiros anos do YouTube e suas principais mudanças de visual e recursos. O vídeo do YouTube de Avril Lavigne cantando “Girlfriend” também foi acusado de colocar um link no site AvrilBandAids, um site de fã devoto a Avril Lavigne, para um site com mecanismo de auto-recarregamento.

O primeiro vídeo do YouTube foi postado dia 23 de abril por Jawed Karim, um dos fundadores do site. Intitulado “Me at the Zoo” (eu no zoológico), o clipe de 19 segundos figura Compro canal o executivo no zoológico de San Diego, Califórnia, falando sobre como “os elefantes são legais”. Como mencionado acima, o atual botão de like chegou ao YouTube apenas em 2010.

No final do mesmo ano, o Google incluiu a tradução automática com o uso do Google Tradutor. A geração de legendas automáticas, porém, só chegou em 2009, ano em que o player também ganhou conteúdo em 720p (HD). O YouTube lançou a ferramenta “ID de áudio e ID de vídeo”, para que os proprietários de conteúdo. Assim quando um usuário enviar um vídeo protegido por direitos autorais, o vídeo ou será bloqueado ou terá anúncios.

Além disso, o site revelou diversos talentos, como Justin Bieber, que foi descoberto pelo produtor musical Scooter Braun após postar vídeos cantando no YouTube, em 2008. A plataforma rapidamente se tornou um fenômeno cultural, criando novas formas de expressão, comunicação e entretenimento. O site também se tornou palco de diversos eventos, como o primeiro debate presidencial transmitido pelo YouTube, em 2007, e o primeiro show beneficente, o Live 8, em 2005. A primeira marca a perceber o potencial de propaganda do YouTube foi a Nike, que produziu o primeiro vídeo comercial do portal. O clipe, que fez muito sucesso no Brasil e no mundo, mostrava Ronaldinho Gaúcho acertando a bola na trave repetidas vezes.